segunda-feira, 21 de julho de 2008

Orkut invadido: foi falha de segurança deles ou minha?

Hoje recebi um telefonema no mínimo engraçado.
Um amigo meu ligou pra me alertar que provavelmente alguém tinha invadido o meu Orkut, pois ele havia recebido um scrap muito estranho de mim.
Agradeci, desliguei, e corri pro Orkut pra ver o que tinham feito!
Pois é, algum infeliz tinha trocado quase tudo na página inicial do meu perfil, e pra deixar a brincadeira mais divertida, enviou recados idiotas a alguns dos meus amigos.

Depois de voltar tudo ao normal e tomar algumas medidas de segurança, comecei a quebrar a cabeça pra descobrir onde é que eu tinha errado.
Sera que eu tinha me logado no trabalho e deixado o micro aberto? Ou teria sido algum spyware ou keylogger em casa?
Depois de rodar antivírus e anti-spywares, resolvi me dar mais uma chance e fui procurar alguma notícia sobre o Orkut hoje.
E não é que o maldito tinha tido problema de troca de usuários hoje?! Chegou a sair do ar para manutenção, mas dizendo que os perfis estão seguros.
Ah, tá. Seguros onde?

Minha sugestão: troquem senha com mais frequência, rodem um anti-spyware e um anti-vírus bons e acendam uma vela. Nem quem se acha o mais seguro está imune a palhaçadas do gênero. Pena...

Quem quiser saber mais, continua lendo nestes links do UOL, ou onde preferir.
- Usuários do Orkut reclamam de troca de contas entre inscritos na rede
- Orkut sai do ar para "manutenção"; Google diz que perfis estão seguros