quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Emo Day 2008

Hoje, dia 24/09, é o Emo Day. Isso segundo o site Nadaver. É dia de falar sobre o Emo, elogiar o Emo, criticar o Emo, chorar com o Emo.
Achei a idéia de participar divertida, então, aqui estou.

Emo é uma figura engraçada.
Não consigo ter muito parâmetro para entender o que se passa pela cabeça do Emo, além de tesoura e gel pra ficar com a franja pendurada sobre o olho.

Eu sou de 72, então vi o movimento Punk e os Góticos e Darks na minha adolescência e juventude. Eles tinham uma razão, um motivo forte, para se tornarem parte de seus grupos.
O Punk queria a anarquia, queria quebrar regras, instituições e a cara de skinheads no meio do caminho. Por sinal, essa briga continua até hoje.
O Dark era um "New Wave" de preto. Era triste, queria chocar pelas cores escuras e acabar com os tons pastéis e os balonês dos anos 80.
E nessa "poesia" do Dark, eu lembro dos Góticos. Num resumo bem resumido, os Góticos pra mim era alguns Darks que resolveram jogar RPG no cemitério. Os Góticos também eram sombrios, mas eram mais vampirescos, tinham essa vertente teatral. Ainda dá a impressão de ver um Anime ou um personagem de filme andando pela rua quando vejo um Gótico.

Agora o Emo, eu ainda não entendi.
Emo vem de Emotional Hardcore, e era um sub-gênero do Hardcore Punk, que depois foi influenciado pelo Indie Rock. Pra mim, na minha bolha de alienação de mauricinho, é praticamente um Samba do Crioulo Doido.
É uma tribo engraçada de se ver, meio perdida, sem direção nem objetivos claros, abraçados conversando e "sentindo" a vida na porta do shopping.

Mas peraí, fiz umas contas e, no frigir dos ovos, eles são filhos de uma boa parte da minha geração: a geração Coca-Cola ou geração New Wave, como preferir.

Será que o Emo está assim, sem objetivo, e tem essa fama de chorão inconformado porque nós, Maurícios e Patrícias e afins, deixamos algum buraco aberto na educação dessa molecada?

Poutz, era só o que me faltava...


Sent from Gmail for mobile | mobile.google.com

P.S.: Tem mais no Top 5 Maniacs:
Top 5 você é Emo quando
Top 5 as 5 coisas que me irritam nos Emos