quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Caiu na rede social, pode ser peixe.

O crescimento exponencial do uso das redes sociais tem sido visível em toda a mídia. Quem não tem perfil no Orkut, tem no Facebook ou no MySpace. E quem não quer ter perfis nessas redes porque são "pessoais" demais, acaba apelando para as redes com cunho mais "profissional", como LinkedIn, Plaxo e outras que tem aparecido. Isso ainda quando a pessoa não tem perfis em todas essas redes, e acaba criando mais um perfil no Meadiciona.com.br para organizar a bagunça e padronizar o modo de divulgar seus vários perfis aos amigos, colegas e conhecidos.

Um das redes que tem crescido muito é o Twitter, uma ferramenta de microblogging onde o usuário (Twitterer ou Twitteiro) cria seus posts em até 140 caracteres. Ela é a terceira mais usada, só perdendo para o Facebook e o MySpace (fonte). A idéia inicial era simples, até boba: atualizar o seu status via celular (por isso o limite de caracteres) dizendo o que você está fazendo naquele momento. Essa é a pergunta que se lê no site do Twitter: "What are you doing?" ("O que você está fazendo?").

Eis que os usuários começaram a ver nessa ferramenta um jeito rápido e prático de trocar informações, dicas, sites, anúncios de emprego, pedidos de ajuda e soluções, entre tantos outros usos que só a imaginação conhece.

E dê olho nisso, claro que várias empresas criaram suas contas e começaram a interagir. O peixe nessa rede pode ser grande!
No Twitter não se tolera spam, mas em compensação, não se perde uma boa promoção ou dica caso ela apareça. O Wal-mart tem o usuário @mundowallmart para divulgar descontos em suas lojas e a Dell tem o seu @delloutlet com links para venda de equipamentos com descontos de 30%. O da Dell, por enquanto, só funciona nos EUA, mas sabe-se lá quanto tempo eles vão demorar para trazer isso para o nosso mercado.

Quer mais exemplos?
@camiseteria -Venda de camisetas pela Internet
@mundowallmart – Produtos com descontos exclusivos da rede
@delloutlet – Venda de equipamentos com descontos de 30%
@desafioLG - Promoção da LG que presenteou os concorrentes com notebooks recém-lançados.
@betobeetle - "usuário" fictício da VolksWagen que enviava notícias e promoções diretamente do Salão do Automóvel em São Paulo.
@oleitorvoraz – Promoções com livros
@conversando – Promoções de Tennis da marca All Star
@decolar - Passagem e pacotes aéreos
@bluebus - Notícias sobre publicidade
@sescsp - Programação das Unidades SESC
@plugmeaudiobook - Venda de audiolivros.

Então, profissionais de Marketing e marketeiros de plantão: que tal dar uma olhada em mais essa mídia?
Um canal direto de promoções, dicas sobre produtos e avisos (virais!) sobre lançamentos seriam mais um diferencial, não?

Curtiu? Comente! Não curtiu? Comente!

P.S.: se tiver a curiosidade de clicar nos links acima, não deixe de visitar o @vitorfasano e @dercigoncalves. Ele ganhou prêmio com perfil fake (falso) de 2008 e a Derci enviava notícias póstumas até poucos dias atrás.

P.S.2: mais informações? Clique aqui também. Foi a partir do post do Ice Cream Now que eu me inspirei pra escrever este.

P.S.3: este post foi integralmente reutilizado a partir do que eu escrevi no blog interno da empresa em que trabalho. Gostei tanto dele que resolvi aproveitar aqui.